Blog

Sucesso no mercado de trabalho: Veja 5 habilidades essenciais atualmente

Compartilhar:

É inegável que o mercado de trabalho sofre mudanças constantemente e, por conta disso, os trabalhadores precisam sempre estar se atualizando e aperfeiçoando suas capacidades, especialmente no nível técnico. Contudo, nos dias de hoje, para ter sucesso na carreira, também é preciso aprimorar algumas habilidades interpessoais, conhecidas popularmente como soft skills, tornando o profissional indispensável em qualquer empresa.

Em suma, as soft skills nada mais são do que habilidades comportamentais que revelam como o colaborador lida com outros pessoas e consigo mesmo em diferentes situações. Como é de se imaginar, ninguém nasce com competências interpessoais afloradas, sendo preciso, antes de tudo, se conhecer para aí sim desenvolvê-las.

Neste sentido, você pode conferir abaixo como aprimorá-las e, consequentemente, acabar se destacando no mercado de trabalho. Dito isso, confira as cinco habilidades interpessoais necessárias nos dias de hoje para fazer sucesso:

Habilidades e competências para o sucesso

  1. Comunicação: conseguir se expressar de maneira clara e objetiva é fundamental. Contudo, nem só de palavras compete essa habilidade, saber ouvir e compreender também é primordial.
  2. Atendimento ao cliente: aqui, é preciso saber atender o consumidor, seja ele qual for, antes, durante e depois da venda.
  3. Liderança: influenciar, guiar e liderar os indivíduos que compõem sua equipe, mesmo não exercendo funções de gerência.
  4. Atenção aos detalhes: ser preciso e eficiente em todas as tarefas desempenhadas durante o seu trabalho.
  5. Colaboração: desenvolver relações de trabalho de maneira construtiva e colaborativa. Em outras palavras, saber trabalhar em equipe.
    Aperfeiçoando as soft skills

Aqui, entraremos no campo do upskilling, isto é, o processo de aprimoramento de suas habilidades e competências, não confundir com apenas mais um marco em sua carreira profissional. Muito pelo contrário, trata-se de uma mentalidade fundamental para qualquer pessoa.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Pearson Education, as habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho estão estritamente ligadas às soft skills. Ou seja, resolução de problemas e aprendizado contínuo, por exemplo, são competências que revelam a disposição dos trabalhadores em crescer e se adaptar ao longo de sua jornada trabalhista.

Além das soft skills primordiais, existem outras habilidades que são cada vez mais indisnpensáveis para alcançar o sucesso profissional. Utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA) e análise preditiva, os pesquisadores conseguiram identificar aquelas que vem recebendo destaque conforme os avanços tecnológicos. Sendo elas:

  1. Inteligência emocional;
  2. Capacidade de adaptação;
  3. Criatividade;
  4. Liderança;
  5. Competência digital.

Fonte: Consulta Pública

Mantenha sua equipe apta para os desafios.

Preencha os campos ao lado, ou abaixo.
E aguarde o nosso retorno, até lá!

Ao clicar em Enviar Dados você concorda que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.